terça-feira, 11 de setembro de 2012

Trabalhos aprovados para o CPEASul

Ao divulgarmos a lista dos trabalhos aprovados, informamos que somente serão publicados nos anais do V CPEASul e IV EDEA os textos que atendam às normas anteriormente exigidas para a submissão dos trabalhos e descritas abaixo.
Os trabalhos que não estiverem organizados de acordo com todas as normas aqui descritas NÃO serão publicados nos anais.
Assim, pedimos que os arquivos devidamente revisados sejam enviados para o e-mail: científica.cpeasul@gmail.com , até o dia 11 de outubro de 2012.
O arquivo deverá ser INSERIDO no e-mail em ANEXO. No campo ASSUNTO deverá constar o TÍTULO do trabalho. O ARQUIVO deverá ser nomeado com o mesmo TÍTULO do trabalho.
- O arquivo deverá estar em formato pdf.
- Os textos deverão cumprir as normas do evento referentes ao número de páginas (3 a 5 para resumos expandidos; 8 a 10 para artigos).
- O trabalho deverá estar na folha padrão do evento (disponível para download na plataforma de submissão dos trabalhos);
- É necessário que o trabalho passe por rigorosa revisão linguística e ortográfica;
- Refazer o abstract traduzido por tradutor on-line.
- Verificar os autores citados durante o texto e citados nas REFERÊNCIAS, bem como os citados na bibliografia e não citados durante o texto. Estes deverão seguir estritamente as normas da ABNT;
- Margens, alinhamento, fonte, tamanho da fonte, deverão estar em conformidade com as normas estabelecidas para o evento (disponíveis no blog do evento - http://cpeasul.blogspot.com.br/p/normas.html, bem como na plataforma de submissões de trabalho do evento – www.submissaocpeasul.com.br).




TRABALHOS APROVADOS – MODALIDADE: APRESENTAÇÃO ORAL EM RODAS DE CONVERSA


1. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DOS CURSOS DO PROEJA DO IF-SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE.

2. A AGROECOLOGIA NA ESCOLA URBANA - EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE TRABALHO.


3. A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UM ESTADO SUSTENTÁVEL: PROBLEMÁTICAS E PERSPECTIVAS EMERGENTES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MARANHÃO.

4. A DIMENSÃO ARTÍSTICA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A INVENÇÃO DE OUTROS MODOS DE VIDA.


5. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UM DISPOSITIVO PARA O ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.

6. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS NARRATIVAS DAS MULHERES PESCADORAS DA ILHA DOS MARINHEIROS, RIO GRANDE - RS, SOBRE O RETORNO A ESCOLA.


7. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO OFF-SHORE DE PETRÓLEO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA CRÍTICA.

8. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE NA ATIVIDADE PESQUEIRA.


9. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

10. A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA A SUSTENTABILIDADE.


11. A MULHER SURDA HOJE: NOVAS FORMAS DE SIGNIFICAR O MOVIMENTO SURDO.

12. A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A RELAÇÃO SAÚDE E MEIO AMBIENTE.

13. A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA PROGRESSISTA NA ABORDAGEM AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.


14. A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA POTENCIALIZADA PELO TEATRO NA PRÁTICA DOCENTE.

15. A PRODUÇÃO DO CONSUMO E A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA VALORES.


16. A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UMA TEMÁTICA LOCAL.

17. AGRICULTURA FAMILIAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LEGISLAÇÃO.


18. APLICAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

19. ANIMAIS DOMÉSTICOS EM SITUAÇÃO DE RISCO: LEGISLAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O PROBLEMA.


20. APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA A PARTIR DE RENÉ DESCARTES.

21. ÁREAS PROTEGIDAS DO LITORAL NORTE DO RS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM MOSAICO DE BIODIVERSIDADE, CULTURA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS.


22. ARTICULAÇÕES: MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESAFIO DE EDUCADORES AMBIENTAIS.

23. AS RODAS QUE NOS FORMAM: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS AMBIENTAIS.


24. BREVE ANÁLISE DO DISCURSO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL.

25. CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUZINDO SUJEITOS NA CONTEMPORANEIDADE.

26. CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE OS HABITANTES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PONTAL DA BARRA, PELOTAS – RS.

27. CONSIDERAÇÕES SOBRE RISCO, SOCIEDADE DE RISCO E PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL.


28. DA SOCIEDADE COLETORA À SOCIEDADE DE CONSUMO: BREVES TESSITURAS.

29. DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE.


30. DIALÉTICA MATERIALISTA NA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PERSPECTIVA NECESSÁRIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

31. “DIREITO DO CONSUMIDOR – APRESENTANDO NOÇOES BÁSICAS À COMUNIDADE ESCOLAR”: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


32. DOS MOVIMENTOS SOCIAIS AO AMBIENTALISMO DA ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

33. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA MUDANÇA DO ATUAL MODELO DE DESENVOLVIMENTO.


34. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES.

35. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MÍDIA IMPRESSA: ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA E CONTROLE DA SOCIEDADE EM ANÁLISE.


36. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS NA REGIÃO SUL DO BRASIL.

37. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA.


38. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DE OBRAS RODOVIÁRIAS: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS.

39. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O EMPODERAMENTO DE COMUNIDADES NO EXERCÍCIO DA GOVERNANÇA PARTICIPATIVA.


40. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELO ECOTURISMO: UM ESTUDO DE CASO DO PARQUE DOS PÁSSAROS – RIO DAS OSTRAS (RJ).

41. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALIDADE ALIMENTAR E SAÚDE: ESTUDO DE CASO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS CONSUMIDORES DA FEIRA ECOLÓGICA DA FURG.


42. EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: SABERES EM CONSTRUÇÃO NA AGENDA 21 DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ.

43. EPISTEMOLOGIA DA ECOLOGIA VISUAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


44. EPISTEMOLOGIA MATERIALISTA E ONTOLOGIA SOCIAL: CONCEITOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATORIA.

45. ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO EM UM PROCESSO DE GESTÃO/EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


46. ESTRUTURAS, MOBILIÁRIOS E SINALIZAÇÃO PARA A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS NATURAIS E ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS: A ALTERNATIVA DA MADEIRA PLÁSTICA.

47. EXPOINTERVENÇÃO: DA FILOSOFIA DE FELIX GUATTARI À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL E CONSTITUIÇÃO DE EMOÇÕES DE SUJEITOS SURDOS.


48. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM ESCOLA AGRÍCOLA: MUDANÇA DE PARADIGMA.

49. LABORATÓRIO AUDIOVISUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LAPEA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS AMBIENTAIS.


50. MAPEAMENTO DOS CONFLITOS DO EXTREMO SUL DO BRASIL: O CASO DAS LUTAS DOS TRABALHADORES.

51. MOVIMENTOS SOCIAIS, ONGS AMBIENTALISTAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


52. O AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONSTITUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS SUSTENTÁVEIS.

53. O CAMINHAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O SABER AMBIENTAL PARA EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA ECOLÓGICA.

54. O ESTUDO DA SOCIEDADE DE RISCO AMBIENTAL PARA A COMPREENSÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E TRANSFORMADORA.

55. O PAPEL DOS JOVENS COMO MEDIADORES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – REFLEXÕES SOBRE O COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE E O ENCONTRO DE JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.


56. OS DIREITOS DOS ANIMAIS COMO EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

57. OS MITOS YORUBAS E A SUA COSMOVISÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CULTO JEJE-NAGÔ.


58. OS SURDOS NA ILHA DOS MARINHEIROS: MICROINTERVENÇÃO À LUZ DAS TRÊS ECOLOGIAS DE FÉLIX GUATTARI.

59. PERCURSOS DA TEMPORALIDADE HISTÓRICA DA CIDADE, DA URBANIZAÇÃO, DO MEIO AMBIENTE E DA INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL.


60. PESSOAS E LUGARES: PROPOSIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA.

61. POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CAMPO.


62. PRÁXIS PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

63. PRESERVAÇÃO DE DENTES MOLARES PERMANENTES NO CONTEXTO DE UM PROCESSO EDUCATIVO-AMBIENTAL.


64. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL MULTICENTROS UFSM E NO TERRITÓRIO CENTRO RS.

65. PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS À SUA NORMATIZAÇÃO NO CONTEXTO DA GESTÃO PÚBLICA.


66. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR E AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE DENDÊ NA AMAZÔNIA PARAENSE.

67. RESGATANDO HISTÓRIAS, DESVELANDO OLHARES DE EDUCADORES E EDUCANDOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DA PICADA SILVEIRA- FONTOURA XAVIER-RS.


68. RESSIGNIFICANDO A DOCÊNCIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

69. SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL.


70. TRILHANDO CAMINHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFPEL – A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES SOBRE A TEMÁTICA.

71. UM BREVE OLHAR SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA MONTESSORIANA.


72. UMA REVISITA AOS TEMAS TRANSVERSAIS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE: ESTUDO SOBRE O LEGADO DOS PCN.

73. UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS

74. HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENCONTROS, DIÁLOGOS E AÇÕES COM AGRICULTORES IDOSOS EM CARDOSO MOREIRA (RJ)



TRABALHOS APROVADOS – MODALIDADE: APRESENTAÇÃO DE PÔSTERS


1. A ÁGUA COMO ELEMENTO VITAL UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII.

2. APRENDIZADO ESCOLAR PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DE SALAS VERDES.


3. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS LÂMPADAS FLUORESCENTES: UM ESTUDO DE CASO.


4. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS: UMA EXPERIÊNCIA PILOTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA.


5. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA ESCOLA FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO.

6. A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PIO XII E ALCIDES MARQUES, JAGUARÃO-RS.


7. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DE LIMA, SANTA CATARINA.

8. A VIDA DA VIDA.


9. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MOBILIZADORA DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA A SEPARAÇÃO E REDUÇÃO DA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

10. A PRÁTICA DA COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA DE MANEJO SUSTENTÁVEL DE RESIDUOS ORGÂNICOS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII - JAGUARÃO/RS.


11. A INFLUÊNCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. / THE INFLUENCE OF EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION CLASSROOM - AN EXPERIENCE REPORT.

12. A GESTÃO NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO FÊNIX: REFLEXÕES SOBRE OS CAMINHOS DA RESPONSABILIDADE, DA SOLIDARIEDADE E DA SUSTENTABILIDADE, COM O OUTRO E COM O AMBIENTE.


13. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

14. A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS.


15. ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.

16. BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

17. BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE: ARTICULANDO SABERES.


18. CONSUMO E MEIO AMBIENTE: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

19. DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DE DUAS COMUNIDADES PESQUEIRAS DA ILHA DO SUPERAGÜI, PARANÁ – BRASIL.


20. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NO PERTENCIMENTO.

21. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AQUARELA COM CRIANÇAS DE BRASÍLIA TEIMOSA, RECIFE – PE.

22. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA EM GRUPOS DE TRABALHADORAS RURAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE DIRETRIZES PARA A SUSTENTABILIDADE.


23. EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DE MATO GROSSO.

24. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA UNIVERSIDADE À ESCOLA.


25. ENTRAVES PRÁTICOS NA ESTRUTURA PRINCIPIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA NA SOCIEDADE DE RISCO: DIÁLOGO TEORIA E PRÁTICA.

26. ESTUDO SOBRE IMPACTO AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS.


27. EXPERIÊNCIAS EDUCATIVO-AMBIENTAL EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA, PR.

28. GESTÃO PESQUEIRA E LUTA DE CLASSES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.


29. IMPACTO AMBIENTAL DO DESCARTE INADEQUADO DE MEDICAMENTOS DE USO DOMÉSTICO E O CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA.

30. INICIANDO UM ESPAÇO DE SABERES AGROECOLÓGICOS NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.


31. INCLUSÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

32. INVESTIGANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA.

33. JUVENAL MILLER DIALOGANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


34. MOEDAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE BANCO COMUNITÁRIO NO VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

35. MULTIPLICANDO SABERES NA COMUNIDADE ESCOLAR: O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSOS ARROIOS?


36. MULTIPLICIDADE DE POSIÇÕES FILOSÓFICAS.

37. O ALFABETO DA NATUREZA: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE NO CURRÍCULO DAS CRECHES.


38. OS AVANÇOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS DA UFRRJ NA FORMAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLÓGICA.

39. OS SURDOS NA ILHA DOS MARINHEIROS: MICROINTERVENÇÃO À LUZ DAS TRÊS ECOLOGIAS DE FÉLIX GUATTARI.

40. PLANTAS BIOATIVAS NA PERSPECTIVA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA.



41. PERCEPÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DO GRUPO DE IDOSOS DA PARÓQUIA SANTA TEREZA D’ÁVILA.

42. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO RIO ALEGRE NA SEDE DO MUNICÍPIO, ALEGRE, ES.


43. PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA CONCEPÇÃO AMBIENTAL.

44. PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIO-AMBIENTAIS NO PRP E EM COMUNIDADES CARENTES.


45. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

46. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL MULTICENTROS E NO TERRITÓRIO CENTRO-RS.


47. PROJETO RETRATO - PROJETO PEDAGÓGICO PARA UM NOVO OLHAR A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

48. PROJETO BRASILECO– EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER – O LÚDICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


49. REFLETINDO SOBRE O LIXO ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS.

50. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROBLEMATIZANDO QUESTÕES AMBIENTAIS COM AS CRIANÇAS PEQUENAS.


51. SENSIBILIZAÇÃO DO CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA QUANTO A APLICAÇÃO DO DECRETO 5.940.

52. TRILHAS DO VERDE: BRINCANDO EM NOVOS CAMINHOS DA NATUREZA.


53. UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE REAPROVEITAMENTO E DE RECICLAGEM COMO MÉTODOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO PRP E EM COMUNIDADES CARENTES DE PELOTAS.

Um comentário: