quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Premiados da 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental

A 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, apresentou hoje, durante o V CPEASUL - Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, seus 10 vencedores.

Com júri formado pelos cartunistas Lorde Lobo (Jornal Agora), Alisson Affonso (Jornal Folha Gaúcha), Wagner Passos (JornalECO e mestrando do PPGEA) e Max Ziemer (acadêmico do curso de Artes Visuais da FURG e vencedor do 1º Prêmio Caricatura del XVII Salón Diogenes Taborda, na Argentina), juntamente com o júri via internet do cartunista José Alberto Lovreto, o Jal, de São Paulo, um dos organizadores do Troféu HQMIX, a escolha dos vencedores ocorreu após análise de cada um dos 142 cartuns selecionados para a exposição oficial. A mostra recebeu aproximadamente 400 cartuns oriundos de 38 países que enviaram seus trabalhos dentro de uma proposta de envolvimento social, de identificação pela iniciativa de um evento que se propõe discutir a Educação Ambiental, mostrando que o mundo inteiro se relaciona e que os problemas socio-ambientais locais também são mundiais, proporcionando assim a comunicação entre cartunistas, pensadores e pesquisadores em Educação Ambiental.

Na forma de linguagem do humor gráfico, artistas do mundo inteiro trouxeram as mais diferentes criticas sobre temas como Mobilidade Urbana, Monocultura, Urbanismo, Poluição, Conflitos Etnicos, Rio + 20, Água, Economia Verde e demais crises geradas pelo Capitalismo.

Os premiados foram:
1º Lugar




2º Lugar





3º Lugar





Menções Honrosas
























 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os 10 premiados receberão livros de Educação Ambiental, Cartuns e Quadrinhos, além de troféus e demais brindes do evento. A 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental já recebeu convite para ser apresentada em Porto Alegre e também em Montevideo, Uruguai e está online no site http://cpeasul.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Aproveito para dizer que foi uma tarefa muito difícil, selecionar apenas poucos trabalhos em meio a tanto material muito bem produzido! Destaque para o alto nível dos participantes! Ao mesmo tempo, foi um enorme prazer poder fazer parte de um juri composto pelos colegas Wagner Passos, Alisson Affonso e Max Ziemer, todos conhecidos chargistas da cidade do Rio Grande! Além de contarmos com a votação do grande Jal, um grande cartunista nacional.
    Parabéns aos organizadores pelo evento! E que venham os próximos!

    ResponderExcluir
  2. Solicito Permissão para publicar duas imagens dessa Mostra ( com a respectiva fonte) em nosso informativo do "Programa Consciência Limpa", pertencente a Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

    Solicito a gentileza de enviar uma resposta para : adrianoflorianopolis@gmail.com

    Obrigado
    ALESC
    Fone: 48 32212909

    ResponderExcluir