segunda-feira, 23 de julho de 2012

Para conhecer um pouquinho mais sobre o ecossistema local

Para acesso aos livros, pôsteres e vídeos, clique aqui.

Isolado por mar e lagoas, existe no extremo sul do Brasil um litoral de grande beleza selvagem. Aqui se encontram terra, mar e céu e, durante milênios, areia, ondas e vento esculpiram uma paisagem de praias, dunas e banhados que se estendem de Torres até a Barra do Chuí.
Desde os primeiros relatos do naturalista alemão Hermann von Ihering no fim do século XIX, o conhecimento deste litoral tem crescido continuamente e tem agregado uma soma elevada de preciosas informações ecológicas.
As praias arenosas e dunas são um valioso bem natural que protege a costa contra a violência das ondas e ventos de tempestades. Praias e dunas abrigam também uma extraordinária diversidade de animais e plantas, algumas raras e até sob perigo de extinção.
Atrás das praias desertas e vastos campos de dunas se escondem as Lagoas dos Patos e Mirim. As lagoas recebem a água da chuva de parte do Rio Grande do Sul e do Uruguai e a despejam no Oceano Atlântico, através de uma estreita barra no extremo sul da Lagoa dos Patos. Onde a água doce e a água salgada do mar misturam-se, formam o estuário da Lagoa dos Patos de grande importância para o desenvolvimento de muitas espécies marinhas que o visitam temporariamente.
Este litoral tem sido um expoente da diversidade e abundância biológica desde a chegada do primeiros colonizadores. Sua preservação será somente assegurada quando uma parcela significativa da população adquirir conhecimentos ecológicos que levem a exploração cabível dos recursos sem prejudicar sua integridade.
Espera-se que o site possa ajudar os estudantes, os administradores ambientais e os cientistas na busca de informações ecológicas destes ambientes costeiros, bem como estimular as pessoas leigas interessadas em embarcar num processo de aprendizagem ecológica sobre o litoral que se descortina no extremo sul do Brasil.

Instituto de Oceanografia - IO/FURG
Laboratório Ecologia Vegetal Costeira
Prof. Dr. Ulrich Seeliger

Nenhum comentário:

Postar um comentário